domingo, 14 de agosto de 2011

#tweetentrevista - Maria José

1. Espaço para apresentação. Breve descrição pessoal e relação com a UFRPE.
Atualmente pró-reitora de Ensino de Graduação, iniciei a trajetória acadêmica em 1991, como professora colaboradora do Departamento de Medicina Veterinária, ingressando como efetiva em 1993. Assumi funções como supervisora da Área de Medicina Veterinária Preventiva/DMV, presidente da Comissão de Ensino/DMV, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente, coordenadora de Estágios e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária. Em âmbito nacional, sou membro da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Seleção Unificada - SISU/MEC, e assumi a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação - FORGRAD 2009-2010. Sou graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE, além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicap. Tenho doutorados em Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia (UFMG).

2. Como o candidato vê a UFRPE atualmente? E como a enxerga no futuro?
A UFRPE, com o esforço de muitas pessoas que dedicam seu trabalho contínuo, tem se desenvolvido fortemente nos últimos anos. A expansão para Garanhuns e Serra Talhada contribui para um processo de inclusão na Universidade de jovens de regiões carentes que é modelo internacional. Além disso, a Graduação e a Pós-Graduação alcançaram padrões de qualidade compatíveis com as principais universidades brasileiras. O aumento no número de vagas, de bolsas de iniciação científica,  docência e permanência, na captação de recursos para projetos de pesquisa e extensão, entre outros, reforçam esse crescimento. Entretanto, precisamos resolver urgentemente gargalos que dificultam esse processo exitoso, como questões de infraestrutura e agilidade de  procedimentos. Não temos dúvida de que, pela capacidade de nossos alunos, docentes e técnicos, o futuro da UFRPE é de grande perspectiva.

3. Se for eleito, qual é a prioridade no seu mandato? O que tem a oferecer a UFRPE como Reitor?
Inicar o processo da ESTATUINTE, para que a comunidade universitária defina o novo modelo organizacional da UFRPE, bem como atuar de forma  firme na agilização dos encaminhamentos administrativos. Além disso, é fundamental que invistamos em capacitações contínuas de servidores técnicos e docentes, para melhorar o atendimento das atividades fins da UFRPE: Ensino, Pesquisa e Extensão. Consideramos ainda importante disponibilizar infraestrutura digna a nossos alunos, para que eles tenham um processo de formação da mais ampla e merecida qualidade. Não temos a pretensão de transformar uma universidade centenária do dia para a noite. Mas não nos conformaremos com os problemas e lutaremos, primeiro, para arrumar a casa e permitir que ela abrigue bem nossa comunidade, e, assim, investir nas questões que assegurem o enfrentamento para os próximos 100 anos.

4. O você têm a dizer sobre o aumento na evasão na UFRPE? Há alguma proposta nesta área?
O processo de acompanhamento de nossos alunos já existente na UFRPE  deve ser ampliado considerando-se alguns aspectos essenciais: acolhimento dos ingressantes, por meio de um Programa de Apoio ao Ingressante (PAI), que permitirá  que, ao chegar na UFRPE, o estudante tenha plenas condições de realizar seu curso. Outro ponto fundamental, que irá ajudar na redução da evasão, é  a melhoria das condições de infraestrutura de nossos campus, de forma que possamos facilitar a vida acadêmica de cada aluno. Por fim, entre outras diversas ações, cabe destacar que temos de valorizar nosso processo formativo, com investir na atualização contínua do projeto político-pedagógico dos cursos. Para que isso aconteça, ampliaremos também os canais de diálogo com os alunos, a fim de conhecer de perto seus conflitos e lutar para que concluam sua caminhada, como já procuramos fazer hoje na PREG.

5. O que o candidato tem a dizer sobre a UFRPE liderar número de obras paradas no Brasil? Caso possível, como mudar esse quadro?
É importante ressaltar dois pontos nesse contexto. Hoje a Universidade Pública Brasileira, por conta dos investimentos dos últimos anos, é um dos maiores canteiros de obras deste país. E a quase totalidade das universidades não estavam preparadas para dar conta do volume de recursos e ações. No caso da UFRPE, a paralização das obras decorreu da falência das empresas que ganharam a licitação para suas execuções. A UFRPE, de imediato, acionou juridicamente os procedimentos adequados, para que essas obras retornem o curso normal. Infelizmente esse processo é lento, e a situação inadmissível. Verificamos que todas as obras já se encontram com nova licitação ou já retomaram suas atividade.  Entretanto, esses problemas ressaltam a urgência de termos um gestão mais ágil e pró-ativa, que são caraterísticas de nossas ações na pasta pela qual somos responsáveis (Pró-Reitoria de Ensino).

6. Na UAG faltam salas de aula, a urbanização é nula, data shows para aulas não há! O que será feito? Em quanto tempo?
Como dito em respostas anteriores, além do que já está sendo feito para sanar esses problemas, precisamos atuar firmes na agilização dos processos de melhoria e ampliação de nossa infraestrutura, além de implementar novos projetos que garantam o mínimo de condições para nossos alunos. Além disso, já incorporamos em nossa proposta o Programa de Restruturação Paisagística da UFRPE. Em relação às salas de aula, estamos lançando o Programa de Sala de Aula Padrão, que garantirá uma sala de aula digna e com condições de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. Não vamos admitir a falta de salas e equipamentos e essas questões de infraestrutura básica. Nossa proposta é priorizar a solução rápida e eficaz desses problemas que dificultam a vida na nossa UAG, nossa UAST e na Sede, bem como nas estações de pesquisa e no Codai.
                     
7. Quais as suas proposta para a melhoria da EAD da Rural?
A EAD  hoje, no mundo todo, é uma modadlidade de ensino fundamental para um processo de capacitação ampla e contínua de nossa população. A UFRPE foi uma das pioneiras na modalidade, que cresce de forma avassaladora. No entanto, como se trata de um sistema novo, dentro de um paradigma contemporâneo que envolve a cibercultura e as plataformas de educação e comunicação no ciberespaço, ainda temos muito a aprender e a desenvolver para aprimorar a modalidade. Nesse sentido, precisamos investir na qualificação dos atores envolvidos nessa nova forma de educação, bem como incorporar modelos de ensino semipresencial para que possamos ter, de verdade, um aprendizado sem fronteiras e de qualidade. É de grande interesse nosso investir nesse processo importantíssimo e é nosso compromisso garantir maior participação dos alunos, tutores e professores nessa transformação.

8. Imagine que é aluno, necessita andar por trechos mal iluminados e sem vigias. Há proposta para que haja segurança na UFRPE?
Nosso programa contempla, além da utilização de Tecnologias de Segurança, através de câmeras, alarmes e outros aparatos, a valorização do pessoal da segurança da UFRPE. No que diz respeito à iluminação, será fortalecida dentro de um projeto maior de reestruturação do Campus, no Recife e no Interior. Quem nos conhece sabe que procuramos nos colocar no lugar do aluno em todas as nossas decisões e projetos. Temos atendido grande número de estudantes em suas questões acadêmicas, na Pró-Reitoria de Ensino, e, na Reitoria, manteremos esse espaço de diálogo e lançaremos mão da nossa sensibilidade, aliada a nosso pulso firme, nas resoluções práticas e também subjetivas da nossa comunidade. O campus é lugar de acolhimento, e não de medo e insegurança. Nosso compromisso é resgatar essa ideia e garantir o conforto de alunos, professores, técnicos e comunidades do entorno.

9. Sobre os problemas de infra-estrutura das salas de aulas (más condições e falta manutenção), há alguma proposta para melhoria?
Sim. Com o Programa de Sala de Aula Padrão, todos os nossos espaços didático-pedagógicos possuirão equipamentos e estrutura mínima para o bom desempenho das atividades. Sabemos que administrar uma comunidade de mais de 20 mil pessoas não é tarefa simples. E que alguns problemas, principalmente os mais básicos, podem acabar fungindo do controle do gestor. No entanto, acreditamos que uma gestão participativa permitirá que todos e todas sejam os olhos e ouvidos da Reitoria e da Vice-Reitoria no papel de identificar, comunicar e sugerir soluções para os problemas. Estaremos atentos aos questionamentos e ponderações dos nossos entes universitários, com a implantação de novos canais de comunicação, de uma Ouvidoria presencial e virtual, e de instrumentos que permitam a incorporação democrática dos projetos de nossos alunos, técnicos e professores.

10. Espaço para considerações finais e o que mais achar necessário dizer a respeito da candidatura. Considerando o crescimento da UFRPE nos últimos anos, acreditamos que é preciso acelerar o ritmo e promover transformações, mas sem romper a já conquistada harmonia com o desenvolvimento do Estado e do país.  Queremos atuar junto a essas esferas não só para a comunidade interna, mas para a promoção do desenvolvimento local sustentável, da inclusão social e da democratização do ensino e da ciência. Para tanto, devemos entregar nossa Universidade a quem a conhece bem e demonstre capacidade de gerí-la de maneira confiável. Acreditamos que, com a experiência minha e de Marcelo Brito, e fundamentalmente com nosso compromisso com Rural de Pernambuco, poderemos, junto à comunidade universitária, gerir os destinos da UFRPE no quadriênio 2012-2016. Conclamamos de todos e todas seu voto de confiança para conduzirmos a UFRPE com firmeza, sensibilidade e competência.

4 comentários:

  1. "Quem nos conhece sabe que procuramos nos colocar no lugar do aluno em todas as nossas decisões e projetos."
    Foi a coisa mais ridícula que pude ler. Quem é estudante da UFRPE sabe a fama do pessoal da pró-reitoria de ensino de graduação tem de ATRAPALHAR a vida dos estudantes. E olhe que isso não é opinião só os alunos não, viu? Já vi muito docente reclamando.

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  2. Pois eu sempre fui muito bem atendido pela profa Maria José sempre que precisei e sei que ela é a melhor opcao para a nossa reitoria.

    Rafael

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  3. Em 2003, quando entrei na UFRPE, tive o desprazer de ter como pró-reitoria de ensino a Sra. Cristiane Farrapeira. Já com Maria José a coisa foi bastante diferente. Sempre tivemos acesso a falar pessoalmente com a pró-reitoria que nunca mediu esforços para ajudar os estudantes.

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  4. A pró-reitora sempre esteve presenta na UAST (esquecida pelos outros gestores), sempre simpática e preocupada com a situação. Ela é a melhor para reitoria!

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